terça-feira, 8 de maio de 2012

Chile: Narrando o inarravel - parte 3

9 de Abril de 2012

Por incrivel que possa parecer, sim, eu consegui acordar no horário e consegui tomar café da manhã no hostel. Yei!

Banho gelado, café forte tomado e altos papos com o Samurai, o japa que estava dormindo no mesmo quarto que eu e havia dado PT na noite anterior. Noticia triste: essa foi a última vez que eu o vi. Quando retornei do passeio ele já havia ido embora!

Segundo dia de turista no Chile e fui conhecer as famosas: Val Paraiso e a Vina Del Mar. Na estrada, o guia resolveu dar uma paradinha estratégica para um "pipi" em um restaurante turístico "para inglês ver" e para experimentar a famosa empanada. Admito que estava sem fome, mas não consegui resistir a beleza e ao cheiro do prato. Definitivamente foi a melhor empanada que eu já comi em toda a minha vida! Uma empanada e uma água, afinal estava de ressaca, custou 3.100 pesos chilenos, o equivalente a R$ 15,50.

A empanada mais gostosa que eu já comi na vida! Vale a pena!

Sobre a equipe de turismo que nos acompanhou, posso informar que o motorista era um comédia e um completo fã dos brasileiros. Ele utilizava várias girias do norte ao sul do país e se mostrava feliz em saber algumas palavras em português. O apelido dele era beleza pura, assim como a sua senha de wifi. A guia era uma chilena que já havia morado no Brasil durante 8 anos. Simpatia pura. Sobre os turistas desse passeio, já não posso elogiar muito. Um casal de ontem salvou o meu dia de hoje. Tinham 4 argentinos que não eram muito simpáticos e uma familia brasileira totalmente insuportavel. Socorro!! Ainda bem que dei sorte nos outros dias.

Bem, como já havia dito no post resumo "Chile - Perfeito", a cidade de Val Paraiso nada mais é do que uma grande favela localizada a 117 Km de Santiago com uma bela vista das cordilheiras sobre o mar. Esse passeio só serviu para comprar lembrancinhas e tirar umas fotos legais. Um chaveiro com a bandeira do Chile custava cerca de 1.200 pesos chilenos, o equivalente a R$ 6,00.

Em seguida fomos para Vina Del Mar, que só vale pelos jardins e para apreciar os carrões da alta sociedade chilena. Todos os sites indicam esse passeio como fundamental, mas para quem mora no Rio de Janeiro, próximo a praia principalmente, acho que esse passeio passa despercebido tranquilamente.

Chegamos e fomos direto tirar uma foto no relógio que possui a mesma tecnologia e é muito parecido com o relógio de Petropolis. Depois passeamos pela orla apreciando a beleza da cidade, os belos jardins e os belos carrões engarrafados. Como era em um domingo de sol, essa viagem foi marcada por muito trânsito na cidade.

O restaurante que o guia nos indicou foi o "Los Pomairinos", localizado na orla de Vina Del mar, e foi uma grande decepção. Para começar o atendimento era péssimo, o restaurante era muito barulhento e as cadeiras eram muito próximas uma das outras. Para finalizar, a comida era cara e sem sabor. Pedi um congrio, peixe marinho de carne branca e poucos espinhos, com molho de camarão e admito que se não fosse a porção de arroz extra que pedi, eu não teria conseguido comer. O congrio não tinha sabor de nada e a porção vinha apenas o peixe com o molho. Paguei 10.500 pesos chilenos, o equivalente a R$ 52,50,  no congrio e mais 2.000 pesos na porção (porção = 2 colheres) de arroz, o equivalente a R$ 10,00. Para finalizar, a bebida era carissima. Paguei 4.000 pesos chilenos em uma cerveja, o equivalente a R$ 20,00.
Congrio ao molho de camarão - 10.500 pesos chilenos

Após o almoço, fizemos uma caminhada pela orla e aproveitamos o solzinho sentados e bem agasalhados. A orla é muito gostosa e o ventinho gelado até me fez querer um "cobertor de orelha". Em conversa com um rapaz que havia morado no Chile durante 1 ano a um tempo atrás, fui informada que há uma pedra na orla que é residência fixa de vários leões marinhos. Infelizmente nossa guia não nos levou até lá para que pudesse fazer novos amiguinhos.

Antes de partir de volta para Santiago, a guia deu uma paradinha no Museu Fonck, para tirarmos fotos com um Moai original retirado da Ilha de Pascoa. Tai um lugar que tenho muita vontade de conhecer.

Moai original retirado da Ilha de Pascoa

Finalizado o passeio, retornamos para o nosso local de origem. Como estava um zumbi por conta da noite anterior, combinei com a Carolina, recepcionista do hostel, de irmos para um karaoke às 22h, hora em que ela sairia do trabalho. Dormi umas 18h e não acordei mais até o dia seguinte. Lá se foi uma noite em Santiago e um jantar, pois iria jantar com ela.