segunda-feira, 23 de julho de 2012

4ª Receita para preguiçosos: Salmão ao molho de camarão VG




Receita um pouco mais sofisticada e com um custo um pouco mais alto do que o nosso padrão aqui no blog, mas ainda assim que vale a pena se arriscar!

Ingredientes:

- 1 peça de salmão (~ R$ 27,00);
- 12 camarões VG com casca ( ~ R$ 13,00)
- 4 Batatas cortadinhas;
- 1 cabeça de brocolis americano;
- 8 Cebolas pequenas (tipo aperitivo);
- Tempero: Sal, alho, pimenta do reino, azeite, margarina, tempero verde.

1º Passo) Tempere o salmão com sal, alho, azeite e pimenta do reino e reserve. Algumas receitas colocam coentro, mas por eu não gostar muito do sabor do coentro, eu caprichei no alho e pimenta do reino. Reserve.

2º Passo) Descasque os camarões retirando as cabeças e limpando bem. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino . Reserve.

3º Passo) Coloque as cabeças lavadas para ferver com um pouquinho de sal para ter o caldo. Retire as cabeças e neste caldo, cozinhe as batatas. Em seguida coloque as cebolinhas pequeninas e o brocolis americano já lavado e cortado. Reserve.

Dica: Não deixe cozinhar muito. Caso não tenha camarões com casca, utilize 2 tablets de caldo de camarão.

4º Passo) Pegue a travessa que irá ao forno com o salmão. Coloque o salmão com o lado da carne para cima e espalhe mais margarina por cima dele. Feche a travessa com papel laminado, bem fechadinho para primeiro cozinhar o peixe. Quando ele estiver cozido (atenção ao cheiro), deve-se retirar o papel laminado para dourar. Retirado o papel laminado, coloque um pouco mais de margarina (1 colher de chá) e volte ao forno. Vá molhando o peixe com o caldinho que vai formar. Caso não solte nenhum caldinho, acrescente dois dedos de um copo de água para o salmão não ressecar. O salmão está pronto.

5º Passo) Parte uns 5 dentes grandes de alho em fatia bem fininha e coloca numa panela com uma colher de margarina e deixe dourar. Coloque as batatas, os brocolis, as cebolas e o tempero verde picadinho e refogue. Coloque na travessa do salmão arrumando.

6º Passo) Hora do camarão. Pegue uma panela ou uma frigideira e coloque um fio de azeite e leve ao fogo. Quando estiver quente, você coloca os camarões sem mexer. Doure de um lado e depois do outro e jogue um pouco de salsinha no final. Coisa de 2 minutos, só para dourar!

7º Passo) Arrume os camarões sobre o salmão e coloque no forno mais uma vez. Sirva com arroz branco e um bom vinho!

Arrasou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário