segunda-feira, 28 de maio de 2012

[EuroTour Paris] Fast Tour


11 de Junho de 2011


Destino: Paris

Missão: 8 horas de "Fast Tour"

Após muitas horas de viagem, cheguei na tão sonhada cidade da lua de mel: Paris! Consegui agendar meu voo Rio de Janeiro destino Londres com uma conexão de cerca de 10 horas para poder ter um gostinho dessa cidade, sendo assim, "Tempo" era um escambo caro.

Primeiro passo foi me localizar naquele mundo de aeroporto. Aonde eu estava? Aonde comprar os tickets para o metro? Para onde ir? Como voltar para o aeroporto? Quanto tempo em média demoraria? Será que conseguiria seguir o meu planejamento de turismo?

Com disposição e sorriso no rosto, achei que não fosse ser muito dificil me localizar e agilizar minha vida por lá. Mero engano. As pessoas passavam por mim e me ignoravam por completo. Cheguei a pensar que talvez eu não estivesse usando roupas apropriadas para uma conexão em Paris. Será que era isso? Ainda me questiono.


Após vários rostos se virarem, narizes se retorcerem e alguns "Désolé mais je ne vous comprendo pas" , mesmo eu tentando "parle français" identifiquei uma fila enorme próximo a saida do metro. Já cansada de tantos foras, entrei na fila um tanto quanto desolada até ouvir dois rapazes falando inglês. "Awesome!!!!!!" pensei. Comecei a conversar e inglês e pedi desculpas pela minha empolgação. Comentei todo o perrengue que eu havia passado e o tempo que eu já havia perdido para localizar aquela fila e eles me compreenderam e contaram histórias semelhantes. Após vários papos e confirmação de que eu estava, de fato, no local correto, fomos perguntar de onde cara um era. O primeiro rapaz era explicito que era britânico, o sotaque não negava. Eu, segundo eles, era americana. Ainda não entendi se era um elogio. E o outro rapaz, pasmem, era brasileiro!!!

Já me sentindo em casa, rindo e me divertindo, consegui comprar os tickets para usar durante 24h o metro e o RER e ganhei um mapa das estações. Havia pesquisado na internet e os preços que a mulher me cobrou não batiam com o pesquisado. De qualquer maneira, não tinha mais tempo para discussão besta. Vale lembrar que não aceitam cartão de nenhuma espécie para a compra do ticket.

Era a hora da separação! Eu havia planejado um fast tour pelos principais pontos turisticos de Paris e de fato não estava preocupada se não conseguisse ir a metade dos lugares que planejei. Os rapazes haviam ido para Paris com o objetivo de passar um feriado romântico a dois, jamais imaginei que uma terceira pessoa iria ser bem vinda. Apresentei o meu planejamento para o dia, que se resumia em: visitar a torre eiffel, passear pela Champs Elysées, tirar uma foto no arco do triunfo (que fica na champs), visitar notre dame, a sacré-coeur e finalizaria no Museu do Louvre.

Como vocês podem imaginar, não consegui fazer tudo o que eu queria. De qualquer forma, fiquei muito feliz quando os meninos se ofereceram a me acompanhar passando o dia comigo.


Primeiro, pegamos o RER - linha b no aeroporto Charlies de Gaulli 2 e descemos na estação St. Michael Notre Dame. Tiramos algumas fotos, conhecemos uns outros gringos e fizemos um fast tour pelas ruas próximas. Me disseram que essa região era a melhor para fazer compras. Vi muita coisa de "turista americano estupido" sendo vendido, tipo aquele chapeu da inglaterra, mas também vi lindas pinturas. Vale a pena conhecer! Nesta estação pode-se ver o Notre Dame e o Rio Sena. O Notre Dame foi construida em 1163 e é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico.



Notre Dame

Rio Sena


Depois, voltamos para o RER, pegamos a linha C, com sentido a "Potoise" ou sentido "Versailles" ou ainda sentido "Saint Quentin" e descemos na estação Champ de Mars Tour Effeil.

Andamos a pé um poquinho, mas como é de se imaginar, não é muito dificil achar a torre Eiffel.

A torre eiffel é o marco mais famoso de Paris, mas como era feriado não chegamos a subir pq a fila estava absurdamente grande e estava muito gostoso ficar ali embaixo analisando o ambiente. A torre Eiffel foi construda em 1889 e é o monumento mais visitado da Europa.



Turistando na Torre Eiffel

Andar por Paris não é uma atividade muito complicada. Existe uma estação de metro praticamente em todos os pontos turisticos. Essa cidade é literalmente estruturada para receber turistas, o que diverge por completa da nossa cidade maravilhosa.

Enfim, voltamos para o metro, na mesma estação em que descemos e pegamos a linha 5 do metro sentido Charles de Gaule e toile e descemos na estação Trocadoro para ter a melhor vista possivel da torre Eiffel. Lá consegui encontrar várias lembrancinhas, como mini torres, chaveirinhos e torre grande eiffel por bons preços. Muitos vendedores de rua já falam portugues e adoram os brasileiros. Cuidado com eles ! Esses vendedores são ilegais, então se a policia aparecer, eles fogem! Por isso, é sempre melhor você pegar a mercadoria antes de entregar o dinheiro. Assim, você tem a certeza de que eles irão retornar para buscar o dinheiro!

Torre Eiffel - Vista da Estação Trocadoro 

Voltamos a mesma estação que descemos e continuamos no passeio pegando a linha 6, sentido charles de gaule e toile até a última estação. Nesta última estação achamos o Arco do Triunfo e a famosa Av Champs-Elysees. Esse foi o único lugar do tour que fiquei realmente com muito medo. Medo mesmo! Como era feriado, o número de turista aumentou consideravelmente pelas ruas e com isso, o número de bandidinhos também. Desde o momento em que eu desci na estação do metro me senti sendo vigiada, até que abracei os meninos e comentei isso com eles. Eles me disseram que também se sentiram vigiados. Um tempo depois, percebemos que haviam três rapaz em posições estratégicas proximo a gente. Saimos rápido de lá e entramos no primeiro restaurante que vimos. Como já havia passado a hora do almoço, resolvemos entrar e aproveitar para comer algo.


Vale lembrar que nessa região eu também encontrei muitas senhoras deitadas no chão de cabeça abaixada. Em conversa com os "locais", descobri que isso é uma forma de pedir esmola e é de alguma religião que eu esqueci, risos. De qualquer forma, fiquei horrorizada de como as pessoas conseguiem ignorar por completo essa cena, mas eu além de notar, fiquei com muito medo. Encontrei algumas ajoelhadas no meio da rua, outras na porta do metro e elas ficam BEM no meio dos transeuntes, sem medo de ser feliz.

Após um almoço francês, servido por um italiano regado de cerveja alemã, seguimos com nosso passeio.

Para fechar o dia mágico com chave de ouro, fomos para nosso último ponto: o Louvre. O Louvre é um dos maiores e mais fomosos museus do mundo, sendo o museu mais visitado.


Piramides de Vidro - Louvre




Apreciando um final de tarde - Louvre


A sensação de estar sentado proximo as piramides de vidro é ótima! As pessoas são boas, o ar é limpo, a vista é maravilhosa. Admito que ficar sentada ali foi uma das melhores sensações do dia.

Através dos vidros, conseguimos visualizar um pouco do museu, mas não tivemos tempo suficiente para entrar.


Resumo da viagem:

1) Achei os franceses um pouco antipaticos, principalmente no aeroporto. Se você sorrir bastante, talvez consiga receber uma atenção especial.

2) Os franceses de fato não falam inglês. Eles preferem dançar para se comunicar à te responder em inglês. Na rua, no metro e em alguns pontos turisticos, consegui encontrar pessoas bem simpaticas, mas a média não foi positiva.

3) Não visite Paris durante nenhum feriado. Tudo fica insuportavel!

4) Segundo consta, vale a pena passar pelo menos uma noite por lá e de preferência, que seja no natal. A cidade fica linda e muito bem iluminada.

5) Não confie no metro deles. O metro as vezes para, falta luz e outros. Se for viajar com horario apertado como o meu, leve consigo uma verba extra para caso seja preciso pegar um taxi. Lembre-se, o aeroporto é MUITO LONGE do centro. Mesmo estando de metro, vá com uma folga grande.

Um comentário:

  1. Parabéns, conseguiu fazer muitas coisas em pouco tempo!
    Eles são um pouco antipaticos mesmo, mas de todos os países que visitei ninguem tinha uma educação, generosidade como a deles!
    Tirando as filas enormes (fui no verão da Europa), Paris é uma cidade linda :)

    ResponderExcluir