segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ida: 04/03/2011
Retorno: 09/03/2011
Cia area: Pluna
Cidades Visitadas: Montevideu, Punta Del Este, Manantiales, La Pedrera, José Ignácio
Saldo da viagem: Positivo elevado a décima potência
Custo da viagem:
Passagem: R$ 1.320,00. Vou ficar devendo o resto. Esta é uma versão reduzida de uma viagem de 1 ano atrás!

Taxa de conversão Março/2011: R$ 1,00 = 100 pesos uruguaios

Se você está cansado de passar carnaval no meio da bagunça, baderna de rua, bebedeira e farofada brasileira, venha experimentar o Uruguai neste período. Aqui você vai encontrar bagunça, baderna de rua, bebedeira elitizada e farofada em La Pedrera com toda a segurança possível. Caso esteja procurando algo mais elitizado, venha para ca também. afinal, aqui você tem a opção de se enfurnar em um cassino 24h, fazer compras nas lojas de grife, apreciar a gastronomia uruguaia ou curtir a piscina do Conrad apreciando a bela vista da orla de Punta Del Este.

Enjoada do carnaval tradicional em Ouro Preto - Minas Gerais e com medo de passar o carnaval no Rio de Janeiro, resolvi me aventurar com minha querida amiga Bruna em novos ares. Após profunda análise, resolvemos ir tomar uns champagnes por Punta Del Este, o famoso balneário da America Latina que está entre os dez balneários mais famosos do mundo.

O preço da passagem aérea já estava absurdamente cara e assim, como toda boa economista, resolvemos comprar mudar os trechos para conseguir preços melhores. Resumo, compramos passagem Rio-Montevideu e aproveitamos para curtir uma nova cidade. Não sabiamos quanto gastariamos ao final da viagem, então deixamos para fechar os outros destinos por último.

Após vários estudos, análises e cálculos, resolvemos ficar as duas primeiras noites em Montevideu e "turistar" pela capital com melhor qualidade de vida da america latina, e logo no domingo cedo partiriamos rumo a Punta del este/manantiales. Após estudos, descobrimos que a praia dos jovens aspirantes a milionário era a bikini beach, localizada em Manantiales. Isto posto, reservamos um quarto no hostel El Viajero em Manantiales, o mais próximo desta praia.

Montivideu

ok. Primeiro dia. Nosso voo saiu do Rio de Janeiro no horário combinado, entretanto, graças as escalas obrigatórias em SP nosso voo se atrasou. Sem tempo ruim, já chegamos hablando español con el taxista e perguntando qual era a boa da balada de montevideu. Item importante, muito lemos sobre o uruguai, mas pouco encontramos sobre as baladas.

O taxista nos deixou no hostel Che Lagarto, e falou que nos aguardava trocar de roupa para nos levar até "a boate perfeita para nós" que ele nos indicou. Ele disse que era ideal para pessoas novas e com disposição para bailar. Fomos correndo fazer check in para adiantar o esquema, afinal, viemos com fome de balada. Como de costume em minhas viagens, sempre algo da errado. Dessa vez foi em relação ao quarto. Encontramos inumeros brasileiros discutindo na recepção, pois havia somente um quarto com banheiro não compartilhado disponivel naquele momento e haviam 3 casais com reserva para este tipo de quarto. Pânico reinou, visto que eu e minha amiga também haviamos reservado esse tipo de quarto. Quando fomos conversar com o rapaz da recepção, este nos informou que o albergue estava lotado e que não havia reserva em nosso nome. Apresentamos o documento mostrando o número da reserva e o valor já pago e ele ficou com um ponto de interrogação. Como queriamos muito partir para a balada e já estava ficando tarde, aceitamos qualquer quarto que ele podia disponibilizar e fomos nos aprontar. Um detalhe importante sobre este hostel: não se hoespede nele!!! Ele é super bem localizado mas é horrivel! Quem esta acostumado a frequentar o Che Lagarto no Brasil fica completamente decepcionado quando conhece o do Uruguai. Sujo, pequeno, barulhento, porém muito bem localizado. Ele fica na "Plaza da Independencia" Plaza da Independencia e segundo consta, o hotel Arcadia é um dos melhores da região.

Fomos nos maquiando no taxi, sem saber ao certo para onde estavamos indo. A única informação que ele havia nos dado era que era um local um pouco distante e que o uso de cartão de crédito era complicado, visto que deveriamos pagar antes de consumir sempre e a entrada só era paga em Cash. Claro que inicialmente ficamos com medo, como assim o motorista queria nos levar para um local distante insuando que seria melhor termos dinheiro em mãos? Mas, como toda boa turista e como havia me simpatizado muito com o taxista, resolvi dar um voto de confiança e posso garantir que me diverti bastante nesta indicação.

Chegamos na boate Azabache bem tarde, mas ainda tinhamos tempo para nos divertir. Descobrimos que, assim como em Buenos Aires, o termo utilizado para as baladas é "boliche" e estas começam bem tarde por aqui, por volta das 2AM. Ao chegarmos, uma banda muito boa se apresentava. Resumindo este boliche: muita gente bonita, dentro do possivel; muitos homens atirados; e cigarro liberado. O auge da noite se deu quando começou o "show". Descobrimos que na sexta feira, essa boate vira um lugar um tanto quanto alternativo, no estilo Dito&Feito no Rio de Janeiro. Uma anjinha surgiu em uma dança sexy no pole dance e ficou somente com o fio dental. Logo em seguida, surgiu um anjinho que só tinha um "bom senso" na frente e um fio dental atrás, muito brochante. Fugindo dessa visão do inferno, resolvi partir para o banheiro feminino retocar a maquiagem e fui simplesmente assediada pelas mulheres. Todas se apaixonaram pelas minhas pulseiras de argola. De fato eu usava uma quantidade acima da média. Com o objetivo de despistar, sai distribuindo as pulseiras. Não curto muito ser molestada, quanto mais por mulher em banheiro.

Beirando as 5AM, eis que o DJ resolve tocar a música Pimpolho do Art Popular em português! Acho que nunca dancei essa música com tanta vontade. Um detalhe de grande importância: os uruguaios são muito hermosos e sabem dançar! Muito reggaeton e uma dança sexy os deixam ainda mais calientes.

Chegamos às 6h da manhã ao hostel e ainda ficamos de papo com uns gringos que estavam fumando na área interna. Exatamente!!! Não havia nenhuma regra sobre fumar dentro do hostel. Pelo menos, essa galera possuia consciencia para fumar na área aberta. Depois de algumas bagunças fomos dormir.

Haviamos combinado de ir buscar o carro no aeroporto de Carrasco às 12h, assim, acordamos cedo e partimos para lá. Fizemos reservas através do site Car Trawler. Foi a melhor decisão que já tivemos. Pagamos cerca de 202.66 dolares para 4 dias de aluguel. Achei o Uruguai um país muito fácil de se dirigir. Muitas placas informativas e pessoas simpáticas para indicar os lugares. As estradas são ótimas e sem pardal. Descobri que na estrada o policiamento de velocidade existe sim e que é no estilo Estados Unidos. Os policiais ficam atrás das moita em locais estratégicos e saem correndo com a sirene atrás dos "pilotos em fuga". Graças a Deus, eu tive a sorte de não ser pega por nenhum deles.

Anyway, no primeiro dia resolvemos passear e fazer turismo por Montevideu, afinal no dia seguinte cedo iriamos partir para Punta. Como já estavamos com fome resolvemos almoçar no Mercado del puerto. O mercado é bem legal. Comprei a minha coleção de alfajores por lá. Vários restaurantes reunidos com um churrasco de primeira qualidade e um preço tradicional. Comi o melhor baby beef da viagem por lá com a famosa e saborosa cerveja Patricia.

Passeando pelo Mercado, encontramos um vendedor tão apaixonado pelo Rio de Janeiro que chegou a compor uma música sobre nossa bela cidade. Segundo ele, por motivos de direitos autorais ele não poderia cantar. Ri muito, claro! Mas ele acabou gravando um video cantando Trem das Onze, como pode ser  assistido no video abaixo.

Para finalizar a tarde deliciosa, resolvemos estacionar o carro perto do hostel e passear pela Rambla uruguai até o sol de por. São 16 km de orla a beira do Rio de La Plata. Fiquei encantada com a orla e com as atividades realizadas nela. Encontrei muita gente com chimarrão sentada na areia, crianças brincando nas pedras, casal namorando nos cantinhos e senhoras lendo livro. Me senti em uma Copacabana menos popularizada. O olhar das pessoas me trazia uma tranquilidade e serenidade nunca identificada aqui no Rio de Janeiro. Fiquei horas passeando e apreciando esses olhares.

Após o sol se por, voltamos para o hostel para nos arrumar para a última noitada em Montevideo. Logo cedo partiriamos rumo a Punta Del Este.

Acordarmos, tomamos café, organizamos o mapa e pé na estrada. Punta here we go! São 134 Km e a estrada é maravilhosa! Este link mostra os possiveis traçados que pode-se pegar para se chegar a Punta Como chegar em Punta.  Na ida eu não tive muita coragem de colocar a velocidade que a pista merecia, sendo assim, demoramos cerca de 2 horas para chegar ao nosso destino final.

Quando passamos pelo primeiro pedágio, peguei a rota que tinha dois pedágio de 45 pesos uruguaios, equivalente a R$ 4,50 na época, encontramos várias pessoas pedindo carona. Achamos muito engraçado a coragem das pessoas e fomos nos conformando que talvez isso seja algo natural da região.

No embalo do caminho, resolvemos nos arriscar e paramos para dar carona para dois rapazes, onde um deles estava com uma panela na cabeça no estilo menino maluquinho. Somente um dos rapazes falava um inglês mais ou menos e nenhum entendia nosso portunhol. Foi uma viagem bem engraçada. Admito que se não fosse por esses rapazes, não teriamos encontrado NUNCA o nosso hostel.

Em conversa, descobrimos que sim, o ato de pedir carona é muito utilizado na região. Achei o máximo!!! Imagina quantas viagens eu poderia ter feito sem precisar me preocupar com o transporte. Eles falaram que de uma forma geral, é seguro! Ual! Amei o Uruguai.

No caminho, pedimos indicações sobre onde parar, o que conhecer e afins. Resolvemos parar em um ponto turistico em Punta Ballena, já bem próximo a punta, na famosa Casa Pueblo, local onde dizem ter o por do sol mais lindo. Infelizmente estavamos fazendo uma viagem economica e não nos interessamos em pagar para conhecer a parte interna. Ficamos só apreciando a bela vista.

Macacada Reunida na Casa Publo em Punta Ballena

Chegamos em Punta e foi uma confusão para achar nosso hostel. Os meninos pulavam do carro para pedir informação e iam correndo atrás da gente, visto que não podiamos parar nas principais. Almoçamos com nossos novos amigos e nos separamos, afinal, eles não tinham hotel para ficar e queriamos comprar os ingressos para o show da Shakira. Infelizmente não conseguimos :(

Punta Del Este

De fato, Punta Del Este é linda. É uma cidade limpa e cheia de belezas naturais. Passear pela orla, apreciar as ruas se fechando até uma ponta, apreciar as famosas lojas do mundo, apreciar as mansões, os hoteis maravilhosos, ser degustada pelos coroas milionários que acreditam conquistar qualquer mulher do mundo, ops!!! Não, não, essa parte não foi tão legal assim!

Enfim, ao meu ver, Punta é um lugar lindo para passar um final de tarde e curtir as baladas, visto que nas cidades dos arredores nada de muito interessante acontece a noite. Porém, curtir praia por lá não é muito legal.

As praias mais famosas para banho são a Playa Mansa e a Playa Brava. Infelizmente, a agua é estupidamente gelada em qualquer época do ano e tem muita água viva pela região. Não aconselho enfrentar.

Os dedos, que fazem parte da marca de Punta, se localiza na Playa Brava e vale a pena passar para marcar este momento. A mão representa a presença do Homem na Natureza, no caso o Homem surgindo à Vida.

Cuidado ao estacionar! Presenciamos uma batida de carro em frente aos dedos. Um motorista resolveu parar atrás de um onibus que estava parado na pista do lado direito, mas ele acabou ficando muito próximo a curva e o outro amiguinho que vinha não o viu direito.

Assim como na rambla de Montevideu, encontramos vários turistas e uruguaios sentados na areia curtindo o final de tarde. Leitura, jogos, chimarrão, namoradinhos e malucas pulando nas pedras kkkk.

A balada é bem animada e funciona até altas horas. Indico curtir o Pub Moby Dick e a famosa Soho. Ambas ficam na rambla portuária e são vizinhas. Não há valor para entrar, pelo menos na época em que eu fui não tinha. Os turistas entravam e saiam de todas as boates assim que desejavam. Eu só cheguei a conhecer as boates da rambla, pois na época que eu fui só lá bombava. Vi no site La Noche de Punta outras indicações, mas não cheguei a conhecer.

O modelito das madames era digno de um desfile de modas, mas dava para encontrar pessoas normais como a gente. Muitos brasileiros, muitas loiras, muita bota e sobretudo, mesmo não estando frio, e muito "charminho" para pouco espaço. Mesmo assim, consegui conhecer pessoas bem legais. Pela primeira vez, não fiz amizade com nenhum brasileiro nas nights.

Iamos para punta somente para curtir as noites e só no último dia que resolvemos passear durante o dia e partir para as compras. Estacionamos o carro e ficamos andando sem direção. Como Punta não é muito grande, rodamos bastante a área central a pé.

Esperavamos restaurantes mais caros, porém, conseguimos achar bons restaurantes com bons preços. Não vou indicar nenhum, pois todos que eu comi foram legais, acredito que seja universal lá. Os riquinhos não devem aceitar comida com qualidade abaixo da média rs.

Manantiales

Mapa para localização

O hostel El Viajero fica localizada nesta região. De Punta para lá demoravamos cerca de 15 minutos a 150Km/h, mas tinhamos que cruzar uma ponte maneirissima! Evite passar por ela alcoolizada, efeitos retardados podem ocorrer, como por exemplo, ficar indo e vindo várias vezes só para ter o prazer de passar novamente.

Exceto pela localização, indico facilmente o hostel El Viajero. Achei higienico, animado, com bom atendimento, com piscina, bar proximo a piscina com festinhas antes das baladas, wifi liberado e com 3 computadores a disposição dos hospedes. Porém não havia vaga para garagem e para chegar, deve-se pegar uma estradinha de terra. Para nós que queriamos curtir a night, ficamos com medo de voltar a noite!

Ficamos localizadas a uns 5 minutos de carro da bikini beach. O que eu mais curti nessa praia é o fato de ter um bar/boate que no final do dia os playboys se encontram para curtir um final de praia/pré festa. O DJ fica bombando, bebidas deliciosos, preço um pouco mais salgado que punta, mas a praia só tinha jovens bonitos.

A praia é gelada, não posso mentir, mas consegui entrar e me diverti bastante SOZINHA na água. Para quem é acostumado a tomar banho nas águas de cachoeira, não sente muita diferença. A vantagem dessa praia é não ter água viva, coisa rara na região, visto que todas as praias tem e MUITAS.

Os preços são salgados, mais até do que em Punta. Infelizmente só percebemos isso no último dia em que resolvemos conhecer de fato Punta. Na estrada principal, tem um mini supermercado que vende uns sanduiches prontos bem gostosos. Encontramos com vários brasileiros economicos por lá também.

José Ignácio

José Ignacio: a praia das águas vivas e dos magnatas. O balneário de José Ignácio fica localizado a cerca de 18km de Punta e tem os melhores restaurantes que conheci no Uruguai. Muitos carrões, modelos internacionais, magnatas, excelentes e caros restaurantes, água viva e charme são facilmente identificados nessa região.

Fiquei completamente encantada! Voltamos várias vezes só para apreciar os carros e os excelentes jantares. Se eu pudesse, teria reservado um hotel por lá.

Marcamos com um amigo uruguaio em um restaurante japonês na beira da praia que era servido a luz de velas. Como ele se atrasou muito, fizemos amizade com o sushiman, que era brasileiro e alguns garçons. Todos estavam intrigados com a nossa presença lá. Não é muito normal encontrar mulheres jovens desacompanhadas a noite por lá. Admito que não me senti muito bem! Quando já haviamos desistido de esperar nossa amigo, encontramos com ele entrando no restaurante, para nossa alegria!!!! Depois do jantar, partimos direto para Punta para curtir o ambiente "mais adequado" para mulheres solteiras.

Encontrei boa indicação on line de dois restaurantes: Marismo e o Namm.

Carnaval em La Pedrera

Na segunda feira de carnaval, fomos convidadas pela galera do hostel a ir a uma festa em La Pedrera. Inicialmente, pensavamos que seria uma festa no estilo de rave. Para nossa sorte, nos apresentaram alguns videos do youtube sobre a festa e entendemos que na verdade, é um carnaval de rua onde as pessoas se fantasiam e vão curtir.

Muita doideira!!! Muita bebida!! Muita animação!!! As pessoas são muito simpáticas, as ruas são escuras, muita musica legal, muita segurança e foi definitivamente a melhor noite de toda a viagem. A galera sabia brincar com as fantasias, sabiam se divertir. Muita gente bebendo alcool em uma caixinha que parecia de leite, a Bruna adorou!!!

Definitivamente não há palavras para descrever essa noite. Posso resumir dizendo que o nosso anjo da guarda trabalhou dobrado. Perdi minha bolsa, como de costume e esta foi entregue intacta em meu hostel. COMO ASSIM??? Meu sapato foi obrigado a ficar por lá, visto que a sola saiu. Bruna fez amizade com um rapaz que não usava sapato e não lembrava o pq. Eu fiz amizade com praticamente todo mundo que passava fantasiado na minha frente.

Essa festa só ocorre na segunda feira de carnaval e, sinceramente, acho que todos deveriam experimentar!

SÓ DE ESCREVER ESSE POST DE HOJE, JÁ FIQUEI COM VONTADE DE RETORNAR O QUANTO ANTES. VIAGEM DEFINITIVAMENTE INESQUECIVEL!

1. Alguém roubou sua foto e fez um perfil fake.