quarta-feira, 2 de maio de 2012

Chile: Perfeito!!!



Ida: 27/04/2012
Retorno: 01/04/2012
Cia area: Lan
Cidades Visitadas: Santiago, Vina del Mar, Val Paraiso e Valle Nevado
Saldo da viagem: Positivo

Custo da viagem:
Custo Antes: R$ 1.320,00 (passagem area Rio-Chile direto) + R$ 341,00 (Pacote turistico de 3 dias, contendo Tour em Santiago, Concha Y toro, Vina del Mar, Val Paraiso e Valle Nevado)
Custo Durante: 200.000,00 pesos chilenos (podia ter gasto bem menos!!!!)

Taxa de conversão no Brasil: R$ 1,00 = 200 pesos chilenos
Taxa de conversão no aeroporto do Chile: R$ 1,00 = 215 pesos chilenos
Taxa de conversão no centro: R$ 1,00 = 245 pesos chilenos

Dicas importantes:

1) Não vale a pena comprar roupas e nem eletrônicos por lá. O custo do supérfulo é igual ao do Brasil, sendo que corremos o risco de ser pegos na Receita Federal e pagar nossos impostos. Entretanto, o básico para sobrevivência possui ótimos preços. Carros e apartamentos são tentadores.

2) Cuidado com as lembrancinhas. Eles roubam nos preços de coisas estúpidas como quadrinhos, chaveiros e afins. A lembrancinha mais barata que achei foi um chaveiro e custava 1.500 pesos, equivalente a R$ 7,50, entretanto, não se tem nada d+ nele.

3) É importante se preocupar com a alimentação, os restaurantes que os guias indicam são mais caros, porém de qualidade. Ouvi várias histórias de pessoas que passaram mal por conta de comida por lá. O preço médio de um prato para uma pessoa era de 10.000 pesos chilenos, equivalente a R$ 50,00 na taxa de conversão brasileira. Caso não queira arriscar e queira pagar barato, corra para o Mc. Donalds. Um sanduiche lá é cerca de 600 pesos chilenos, preço equivalente a uma água. PS: Segundo dica de outros brasileiros que conheci, o Burger king de lá é péssimo! Não vale a pena arriscar.

4) Todo restaurante que eu fui tinha excelentes pratos de frutos do mar! Vale a pena!


5) Famosa bebida do local: Psico! Eles sabem inventar o que fazer com essa bebida. As minhas prediletas são: psico sour e psicola. No fundo a bebida é uma cachaça com limão no estilo da capirinha, porém mais gostosa.



6) Se você for um apreciador de cervejas, assim como eu, tenho uma triste noticia para você: é absurdamente cara!!! Nos restaurantes e nas baladas, as cervejas variam de preço entre 1.500 à 4.000 pesos chilenos, equivalente a R$ 7,50 à R$ 20,00, sendo que na maioria das vezes, não se tem as cervejas mais baratas, nos obrigando a comprar as mais caras. As cervejas mais baratas são a "Escudo" e a "Cristal", entretanto, a mais saborosa e perfeita para comer com peixes é a "Kunstmann".

7) O bairro "Las Condes" é o bairro mais chique da cidade. E é exatamente nesse bairro que ficam as famosas boates que os brasileiros adoram. Não fui a Sala Murano, a Las Urracas e nem no Pub Dublin! Melhor, não me deixaram ir! Os chilenos falaram que são lugares caros, distantes e frequentados praticamente por brasileiros kkkkkk Como toda boa turista que quer conhecer a cultura local, cai de cabeça nas nights com as "hermanas". Obs: Não me arrependi!!!

8) Falando ainda sobre esse bairro, informo que é lá que se localiza o shopping que possui os outlets da Repley e outras lojas. Como não fui com esse propósito, mantive distância desse local.

9) Ao término das baladas na região de BellaVista (excelente bairros com excelentes restaurantes e foi exatamente por lá que fui em otimas boates), os chilenos costumam se agrupar para comer pizza ( 700 pesos chilenos a mini pizza), papas fritas (batatas fritas - um pacotinho por 500 pesos chilenos), comer um "completo", tradução para um hotdog com salsicha, tomate, repolho e maionese (500 pesos chilenos), ou um "italiano", tradução para um "completo" com abacate (600 pesos chilenos). Admito não ter tido coragem para comer o italiano, mas o completo até que não é ruim não.



10) Para finalizar falando da night, informo que infelizmente não é proibido fumar nas boates, sendo assim, não vale a pena gastar aquele seu perfume caro e nem colocar suas melhores roupas. Eu cheguei ao Rio enfiando toda a roupa da mala na máquina de lavar, para entender melhor o grau do problema, a minha mala esta fedendo mesmo estando VAZIA!!!

11) Para ir e retornar do aeroporto, vale a pena pegar o Transvip , taxi coletivo! O valor do taxi compartilhado até o centro da cidade estava em 6.000 pesos chilenos, enquanto o privado ficava em 15.000 pesos chilenos. O legal é que mesmo sendo coletivo, eles te deixam e te pegam em frente ao seu hotel.

12) Os homens portenos são assustadoramente atirados. Eles passam por você na rua e te olham no fundo dos olhos! Medo, medo, medo! Assim como no Uruguai, eles param para falar com você no meio da rua, nos restaurantes e afins. Para falar a verdade, meu medo maior era de ser assaltada por eles, afinal, como vou distinguir assaltantes de paqueradores?? PS: Ótimo país para elevar a sua autoestima.

13) A cada 48h ocorre a cerimônia de troca de guarda. É uma cerimônia tão rápida que acredito valer a pena conhecer! Neste período que eu fui não tinha muitos turistas, então dava para se assistir com tranquilidade. A cerimônia é uma copia da que ocorre em Londres, porém, o local é aberto e não possui grades tão altas, facilitando assistir.


14) A praça Plaza del Armas, literalmente em frente ao Hostel (Plaza Del Armas Hostel) que eu fiquei, possui muitas atividades gratuitas durante o dia. Vale a pena ficar por perto. Artistas, comediantes, danças típicas e cultos religiosos, tudo em um único lugar até as 22h!!! Importante dizer que há vasto comércio na região! Dica: Cuidado com a sua bolsa! Mesmo tendo muito policiamento no local, me mandaram ficar com os olhos abertos.



15) Val Paraiso: A cidade é uma grande favela. Ela se localiza em morro e possui uma bela vista do porto. Como todos sabem, não há muitas industrias no Chile. Praticamente tudo que eles consomem, exceto cerveja e vinho, são importados. Vale a pena ir para dizer que foi. Para quem conhece as favelas do Rio, não há muita novidade. As lembrancinhas lá são menos caras do que as de Santiago.



16) Vina Del Mar: Vá para tirar uma foto no relógio que possui a mesma tecnologia e é muito parecido com o relógio de Petropolis. É uma área bonita de ser ver, mas lembra muito Copacabana, tirando o fato de ser uma cidade muito florida. Grandes e bonitos prédios, orla da praia convidativa para uma caminhada, favela ao fundo (da para ver Val Paraiso de lá), praia impossibilitada de banho e bons e caros restaurantes. A cidade premia todo ano o prédio que possue o jardim mais bonito. Dizem que essa região tem uma vida noturna bem badalada, mas eu não tive o prazer, ou não, de ficar e passar uma noite por lá. No verão, a alta cúpula de Santiago migra para essa área para tomar banho de piscina, se bronzear e enfretar trânsito kkkk.


17) Valle Nevado: Viagem um pouco cansativa mas que super vale a pena. A primeira nevasca do ano ocorreu no dia 27/04, ou seja, foi um presente de São Pedro para mim! Fui conhecer o local no dia 30/04 e ainda tinha muita neve. Alugamos botas, calça e casaco, afinal, eu queria brincar na neve, né??? Cada peça de roupa custava 5.000 pesos chilenos o aluguel de 1 dia, sendo assim, 15.000 pesos chilenos foram gastos para uma roupinha estratégica para fotos. Fora de época só há um restaurante aberto, já podem imaginar o preço que eles cobram né?? Foi definitivamente o pior custo/beneficio que comi em toda minha viagem. Entretanto, ao meu ver, este foi o melhor passeio que fiz no Chile!



18) O melhor de tudo, os Chilenos amam os brasileiros. Nos tratam super bem, se esforçam para entender nosso portunhol e são sempre agradabilissimos! Sempre que percebiam que eu era brasileira, eu sentia a alteração da atitude! Quanta diferença quando paramos para lembrar dos nosso vizinhos Argentinos, não??

19) Cuidado com o nosso portunhol! Algumas palavras são interpretadas de outra forma. Por exemplo:

- Colher, que soa ao se pronunciar como cUlher é o ato de praticar sexo anal. Se precisar desse talher, peça uma "cuchara".

- Mamão, que no portunhol pediriamos por "mamon" é o ato de fazer sexo oral. Se quiser comer um mamão no café da manhã, lembre-se de pedir por uma "papaya".

- A famosa "pitchula" dos mamonas assasinas começou a fazer mais sentido para mim agora, essa palavra é utilizada para fazer referência ao membro masculino. "Pois você, minha pitchula Me deixou legalzão. Não me sintcho sozinho Você é meu chuchuzinho"

- "Borracha", que no espanhol soa como "borrátxa" é o ato de estar bebado!

- Outra dica, menos maliciosa, é chamar os cachorros de "cachorro"... tsi tsi tsi! A palavra "cachorro" faz referência a "filhote" de qualquer animal, enquanto a palavra "perro" representa os nossos amiguinhos cachorros, que vale lembrar, estão em grande quantidades na rua e é fortemente protegido por lei. Se você for pego maltratando um animal você vai preso sem piedade, imagine se matar um!!! Queria que essa lei funcionasse aqui no Brasil também :(

20) Dica final e fora de contexto, pois estou com preguiça de voltar a enumerar tudo novamente, não vale a pena ir conhecer o café com pernas. Em conversa com locais, me falaram que existem três tipos de café com pernas e que era dificil distinguir. Na sua maioria eles são escuros, caros, possuem pivetes para roubar bolsas de turista e a maioria virou casa de prostituição. Entretanto, no bairro da Providencia, acabei comprando um chocolate quente em um Café com pernas sem saber. Só percebi, quando me deparei com uma mulher de mini saia e homens de terno a secando. Aproveitei que ela ainda não tinha feito meu chocolate e o pedi para viagem.

Assim que eu lembrar de mais dicas vou postando para vocês!!! Vale a pena a viagem!!!

4 comentários:

  1. Ahhh Vivi! Você reparou como eles preparam o Pisco Sour lá?! Eles provam com uma colher e voltam a mexer o pisco para saber se já está no ponto!

    ResponderExcluir
  2. aaaaaa que nojinho!!! Não havia reparado!!! Ecati!! Mas... o que não mata engorda!! E analisando a quantidade de alcool que tem nessa bebida, acho que os pobres germes da labidinha não sobrevivem ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Vou pela primeira vez no Chile dia 23 de agosto e depois de tantas e tantas buscas pela internet achei o seu blog com informações bem legais e úteis. Queria ver se pode me ajudar com uma dica, 320pesos está legal para 5 dias? Irei levar cartão de credito também. Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. olá Fernanda, voce quis dizer 320 mil pesos chilenos né?? Então, depende do que você pretende fazer. Se for fazer compras, acho o valor digno. Eu levei 200 mil pesos e não fiz mts compras. Foi o suficiente. Comi muito bem todos os dias. Pratos entre 10 mil pesos e 15 mil pesos por alimentação. Bebida é em media 5 mil pesos. Já fui com o pacote de turismo fechado, o que reduziu o valor necessário para carregar :)

    Boa viagem!!!!

    ResponderExcluir